Estamos a angariar
10 milhões de UAH

Já coletado
1 792 000
Meta 10 000 000 UAH 17.9%
Apoie o projeto
Share this...
Facebook
Twitter

Ukraїner foi lançado em 2016 como um projeto sobre o valor da cultura e da identidade ucranianas, sobre a co-criação de um Estado no qual os ucranianos possam viver com dignidade. Sempre explorámos a Ucrânia em profundidade, explicando o seu contexto aos próprios ucranianos e apresentando-o aos estrangeiros.

Quando a guerra em grande escala eclodiu, reiniciámos todos os nossos canais de comunicação, que passaram a transmitir em 15 línguas sobre a resistência diária e a superação das catástrofes causadas pelos invasores russos. E também sobre a história, a cultura e as pessoas que criam a Ucrânia todos os dias.

Ao investir qualquer fundo no projeto Ukraїner, está a investir na Ucrânia! Se acha que esta causa é necessária, pode apoiá-la e influenciar o seu futuro.

Estamos a angariar 10 milhões de UAH

Este montante ajudará a comunidade Ukraїner a trabalhar sistematicamente em 2023, com apoio institucional e recursos suficientes para manter a equipa e a qualidade dos materiais nas 15 línguas.

60%
Fundo salarial —
remuneração da equipa principal de Ukraїner e dos contratantes
10%
Cópia de segurança (backup) do arquivo, para proteger as filmagens das garras dos invasores
10%
Apoio à comunidade de voluntários que fazem parte de cada um dos nossos projectos
10%
Divulgação dos significados ucranianos no estrangeiro, através das nossas versões em várias línguas
10%
Um centro de pesquisa para recursos e apoio midiático para académicos

Por que razão vale a pena doar para Ukraïner?

Criamos projectos que unem a sociedade ucraniana, ajudam-nos a compreender-nos a nós próprios e a lidar com os desafios enfrentados por uma jovem democracia e uma nação antiga que esteve em guerra com um vizinho imperialista e terrorista durante séculos.

Ao longo dos 7 anos de existência de Ukraїner, conseguimos não só falar sobre a beleza e a identidade da Ucrânia, mas também influenciar a agenda interna e externa. E durante a invasão em grande escala, apoiámos o país na guerra de informação em diferentes línguas e formatos.

O nosso projeto e livro “Quem somos” sobre as comunidades nacionais e os povos indígenas da Ucrânia continua a ser o estudo mais abrangente sobre o tema. Em 2021, a Ucrânia adoptou uma lei sobre os povos indígenas da Ucrânia, e as nossas histórias foram um dos impulsos para uma melhor compreensão deste tema.

A situação é semelhante com a nossa série de explicações sobre o Holodomor que continuam a ser utilizadas para promover o tema no estrangeiro e para que este crime seja reconhecido como genocídio pelos parlamentos de diferentes países.

As expedições por diferentes regiões durante a invasão em grande escala transformaram-se em expedições por regiões libertadas, denominadas “Desocupação”. Estamos entre os primeiros a visitar as regiões desocupadas para mostrar a resistência da população local e as consequências devastadoras das ações dos invasores através das histórias dos residentes.

A nossa série “Cidades Corajosas” foi criada para dar apoio informativo às pessoas que ficaram nestas cidades ou que partiram por causa da guerra. Reunimos especialistas de cada cidade para mostrá-la tal como é conhecida pelos seus habitantes. Juntamente com artistas ucranianos, criámos também composições musicais que se tornaram símbolos de resistência em Kherson, Mariupol, Donetsk, Luhansk e Crimeia.

O vídeo explicativo sobre “Shchedryk” (cantiga de janeiras de autoria de Mykola Leontovych que se virou Carol of the Bells — ed.), em inglês e ucraniano, que produzimos em conjunto com o Instituto Ucraniano, chegou a milhões de pessoas, e a investigação que lhe está subjacente abriu arquivos e factos nunca antes publicados.

Apesar da guerra em grande escala, continuamos a produzir materiais sobre a cultura autêntica da Ucrânia. Em dezembro-janeiro de 2021-2022, fizemos uma expedição enorme, para filmar as tradições do Natal e da Malanka (noite animada na véspera do dia São Basílio ou Ano Novo — ed.) em diferentes regiões e, no início de 2023, retomámos a tradição do “Natal Juntos”, juntamente com aqueles que queriam ir para as regiões desocupadas com presépios animados. 1000 exemplares do nosso livro “Natal e Malanka” foram vendidos em apenas dois meses.

Por falar em livros, a Ukraїner tornou-se uma editora que publicou três livros em 2022 e levou mais seis para elaboração. O nosso primeiro livro da série, “País por dentro”, foi publicado em alemão pela Bruckmann Verlag, e a segunda parte foi publicada no Reino Unido pela Batsford e liderou o ranking da Amazon de livros sobre a Ucrânia antes mesmo de ser publicado. Estamos também a preparar a publicação do livro no Japão e estamos a trabalhar intensamente em outros países.

Quanto aos outros países, estamos a melhorar diariamente as nossas 15 versões em várias línguas e a expandir as equipas que nelas trabalham. Os nossos materiais em línguas estrangeiras ajudam os ucranianos e os estrangeiros em todo o mundo a angariar fundos para as Forças Armadas da Ucrânia e a informá-los sobre a história, a cultura e as oportunidades da Ucrânia. As nossas fotografias, vídeos e livros têm sido apresentados em eventos em todo o mundo, desde os Estados Unidos à Indonésia e às Filipinas.

Quem faz o projeto e como?

Atualmente, Ukraїner funciona graças a uma equipa de cerca de 20 pessoas que desempenham funções diárias de coordenação e gestão, formulando contextos e orientações para o trabalho futuro.

Graças à equipa principal, conseguimos coordenar comunidades de voluntários e doadores, e angariar fundos para projectos junto de empresas e fundações internacionais.

Você pode ajudar

Para tornar o trabalho da Ukraїner mais estável e a nossa produção mais regular, precisamos do seu apoio.
 
 

Financeiro Apoiar

Você pode enviar qualquer montante numa transferência única ou apoiar mensalmente. Mesmo que seja o equivalente a um bilhete de cinema, uma centena desses bilhetes já nos permite contratar alguém importante para a equipa. Uma subscrição ajudará a garantir o desenvolvimento estável do projeto Ukraїner.

Com compra Para a loja

Você pode apoiar Ukraïner comprando produtos na nossa loja de recordações. É sempre agradável ver pessoas em t-shirts e sweatshirts do projeto. Recebemos apenas 30% dos fundos para o desenvolvimento do projeto através da venda de souvenirs, mas desta forma pode ser um portador dos nossos símbolos e ajudar financeiramente ao mesmo tempo. Também aumentamos anualmente o número de livros que publicamos, portanto, ao comprar os nossos livros, está a acelerar o aparecimento de novos.

Todos podem contribuir conosco: acompanhar o lançamento de materiais, ler, assistir, comentar e partilhar; bem como recomendar protagonistas para os nossos projetos, tornar-se nossos parceiros nos meios de comunicação social e voluntários.

Apoiar Ukraїner

A minha contribuição*

Ou escolher outro
método de transferência

ou, através de um QR-código de telemóvel

ou, através de um QR-código de telemóvel

ou, através de um QR-código de telemóvel

Se tiver quaisquer problemas ou questões, contacte-nos através de: [email protected]
 
*Ao optar por nos apoiar com um donativo através deste formulário, dá-nos a oportunidade de o contactar no futuro.